domingo, 1 de setembro de 2013

Norma 508 x WCAG


Tabela de Comparações
Norma 508
WCAG
O que é
A Seção 508 é uma emenda à Rehabilitation Act (Lei de Reabilitação da Força de Trabalho dos EUA), essa legislação EXIGE que tecnologia eletrônica e de informação (TI) desenvolvida ou adquirida pelo Governo Federal dos EUA seja tornada acessível a pessoas com deficiências.
Um conjunto de recomendações para o conteúdo web voltados para pessoas com necessidades
Quem formulou
Governo EUA
Consórcio W3C
Ano de criação
Criação em1973
Passou a vigorar em 2001
WCAG 1.0 em 1999
WCAG 2.0 em 2007
Principal foco
Principalmente nos órgão Federais
Qualquer Web Site
Produtos atingidos
Hardware, Software ou Web Sites
Web Sites
Quantidade de Normas a serem obedecidas
16
11 na versão WCAG 1.0
12 na versão WCAG 2.0
Principio 1: Perceptível 
-Oferecer equivalente textual
-Apresentar multimídia sincronizada
-Oferecer um texto único alternativo
-Manter-se independente de cor
-Rótulos de linha e cabeçalhos da coluna
-Usar atributos nos cabeçalhos em tabelas complexas
-Todo conteúdo não textual, seja imagem, vídeo, áudio, captcha e etc. deve ter o acesso da informação de alguma maneira textual e que possa ser acessada através de alguma tecnologia assistiva.
-O site tem de disponibilizar alternativas que facilitam o acesso de vídeos, da audição e da visualização do seu conteúdo em um layout simples sem perder informação ou estrutura.
Principio 2: Operável
-Reduzir a cintilação
-Alertar os usuários para respostas temporizadas
-Especificar Applets acessíveis e plug-ins
-Oferecer links
-Títulos nos frames para identificação
- A pagina da web deve ter todo o seu acesso através do teclado, com tempo suficiente para o usuário ler e utilizarem o conteúdo, fornecendo ajuda na navegação para facilitar a localização do conteúdo e sem criar conteúdos que causariam ataques epiléticos
Principio 3: Compreensível
- Formas de design acessível
- Tornar o conteúdo de texto legível e compreensível, fazer com que as paginas web surjam e funcionem de forma previsível e ajudar o usuário a evitar e corrigir erros com textos de ajuda e sugestões
Principio 4: Robusto 
- Scripts de acessibilidade
Maximizar a compatibilidade com atuais e futuros agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas, ou seja, todos os elementos de marcação tem que estar em ordem e com inicio e fim (não podem estar incompletos) e com atributos e ids únicos para que as tecnologias assistivas possam executar a sua tarefa sem erros. 



Conclusões:

Apesar de ambos (Norma 508 e WCAG) tratarem do mesmo tema, acessibilidade, as diferenças deles residem no que podemos chamar de abrangência e exigência.  A Norma 508 exige que todos os produtos de TI e eletrônicos, desenvolvidos, mantidos ou comprados pelo governo do EUA sejam acessíveis a todos, ao passo que a WCAG são “sugestões” e padronizações de WEB sites (afinal seus 11 itens foram baseados na Norma 508 também) devam ser desenvolvidos, buscando torná-los o acessível a um maior número possível de usuários.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário